Frigideiras, para ler e chorar por mais

Comentários e pensamentos da exclusiva responsabilidade dos intervenientes

A minha foto
Nome:
Localização: Portugal


frigideiras@gmail.com

Casamento Civil para todas as famílias


terça-feira, janeiro 30, 2007

Projecto Educação LGBT – Candidaturas para Oradores em Debates Escolares

O Projecto Educação LGBT é um projecto da rede ex aequo – associação de jovens lésbicas, gays, bissexuais, transgéneros e simpatizantes, actualmente apoiado pelo Instituto Português da Juventude, que teve início em 2005 com o apoio da Fundação Europeia da Juventude do Conselho da Europa, como projecto-piloto no programa de Educação para os Direitos Humanos. O projecto visa uma intervenção educacional através da disseminação de informação sobre os temas da homossexualidade, bissexualidade e transgenderismo entre professores, formadores de professores, professores estagiários, alunos do 3º ciclo do Ensino Básico, do Ensino Secundário e do Ensino Superior. Desde 2006 o projecto extendeu as suas acções para incluirem também como público-alvo pais, para além de professores e funcionários escolares, e a partir de 2007 contará com acções específicas para voluntários e profissionais que trabalhem com jovens.

O projecto pretende fazer frente à desinformação e discriminação ainda vigente no campo da Educação em Portugal em relação a estes temas, que resultam na transmissão de informação incorrecta, preconceituosa e estereotipada, assim como num ambiente negativo para o dia-a-dia dos jovens LGBT ou com dúvidas, quer em casa ou na rua, mas especialmente no espaço escolar. O impacto deste tipo de contexto é em muitos destes jovens a depressão ou a ideação e tentativa de suicídio, entre outras situações negativas tal como agressões verbais ou até mesmo físicas e perseguições da parte de elementos da comunidade educativa.

Desde o início da sua actividade, o projecto tem vindo a realizar debates em estabelecimentos de ensino em Portugal e a distribuir uma brochura para professores intitulada Educar para a Diversidade: Um Guia para Professores sobre Orientação Sexual e Identidade de Género (http://www.ex-aequo.web.pt/arquivo/professores.pdf) e uma brochura para alunos intitulada Perguntas e Respostas Sobre Orientação Sexual e Identidade de Género (http://www.ex-aequo.web.pt/arquivo/perguntas.pdf), materiais produzidos no âmbito do projecto, com o objectivo de educar contra a discriminação a pessoas lésbicas, gays, bissexuais ou transgéneras (LGBT).

Em 2007, o Projecto Educação pretende reforçar a sua equipa de oradores para participar nos debates do projecto em estabelecimentos de ensino. Procuramos jovens de todo o país com mais de 18 anos e boas capacidades comunicativas interessados não só em dar o seu testemunho, mas também dispostos a receber formação para serem oradores sobre a temática LGBT. Se estás interessado, contamos com a tua ajuda! Basta preencheres o formulário de candidatura em http://www.ex-aequo.web.pt/arquivo/formPE-LGBT.doc e seguir as indicações que constam no documento. O prazo de candidatura termina a 21 de Fevereiro de 2007.

Todos os candidatos seleccionados, após a primeira fase de selecção, serão contactados para uma entrevista presencial ou via telefone. Os 20 candidatos finais após esta segunda fase serão chamados a participar numa Acção de Formação para Oradores do Projecto Educação LGBT a partir de meados de Março de 2007, formação essa que contará também como fase de avaliação eliminatória e que produzirá o grupo final de novos oradores do projecto.

Se tiveres questões ou dúvidas, por favor contacta-nos através do email educacao@ex-aequo.web.pt ou do número 96 015 13 14. Poderás encontrar mais informações sobre o projecto em http://www.ex-aequo.web.pt/projectoeducacao.html.

A Coordenação do Projecto Educação LGBT

--
rede ex aequo
associação de jovens lésbicas, gays, bissexuais, transgéneros e simpatizantes

Website: http://ex-aequo.web.pt/
Email: rede@ex-aequo.web.pt
Fórum: http://ex-aequo.web.pt/forum

Rua S. Lázaro 88,
1150-333 Lisboa
Portugal

Telefone: (+351) 96 878 18 41