Frigideiras, para ler e chorar por mais

Comentários e pensamentos da exclusiva responsabilidade dos intervenientes

A minha foto
Nome:
Localização: Portugal


frigideiras@gmail.com

Casamento Civil para todas as famílias


sábado, setembro 30, 2006

"Ciclo Almodóvar" na Videoteca Municipal de Braga

VIDEOTECA MUNICIPAL DEDICA CICLO A ALMODÓVAR

 

A Videoteca Municipal de Braga promove durante todas as segundas-feiras do mês de Outubro um ciclo de cinema dedicado a Pedro Almodóvar, ao longo do qual são exibidos cinco filmes do realizador espanhol.

Com início segunda-feira, 2 de Outubro (21h45), marcado pela apresentação do filme "Que fiz eu para merecer isto", o "Ciclo Almodóvar" inclui ainda as exibições de "Ata-me" (9 de Outubro, 21h45), "Em carne viva" (16 de Outubro, 21h45), "Tudo sobre a minha mãe" (23 de Outubro) e "Fala com ela" (30 de Outubro).

Pedro Almodóvar, natural de La Mancha (Espanha), onde nasceu em 1951, é um dos realizadores com maior destaque na actualidade. Com 28 filmes realizados, viu o seu trabalho reconhecido com mais de três dezenas de prémios e nomeações, de entre os quais se destacam o óscar para melhor Argumento Original, para o filme "Fala com ela" (2002), e o galardão de melhor realizador no Festival de Cannes, com o filme "Tudo sobre a minha mãe" (1999).

 

"Que fiz eu para merecer isto"

 

2 de Outubro

21h45

 

Com Cármen Maura e Ángel de Ancrés López nos principais papéis, "Que fiz eu para merecer isto" (1984) conta a história de uma dona de casa infeliz, casada com um motorista de táxi grosseiro e infiel, obrigada a trabalhar incessantemente para sustentar a família composta, ainda, por um filho traficante, uma sogra exploradora e outro adolescente, que ela decide vender ao seu dentista.

 

"Ata-me"

 

9 de Outubro

21h45

 

Nomeado para 15 categorias do prémio Goya, atribuído pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Espanha, "Ata-me" (1990) apresenta António Banderas na interpretação de Ricky, um jovem que sai de um reformatório psiquiátrico e integra uma equipa de filmagens onde conhece Marina Osório (Victoria Abril), uma ex-viciada em heroína e ex-actriz porno. Após as filmagens, Ricky invade o apartamento de Marina disposto a iniciar um relacionamento amoroso. Face à resistência da actriz, Ricky resolve deixá-la amarrada na cama até que ela aprenda a amá-lo, mas diversas situações imprevistas dão um novo rumo aos acontecimentos.

 

"Em carne viva"

 

16 de Outubro

21h45

 

No filme "Em carne viva" (1997), Almodóvar tece uma complexa teia sentimental, de ódios, violência, paixões e vingança, onde nem tudo é o que parece, e onde o importante para o desenvolvimento da narrativa é o que cada um sente dentro de si.

Victor, um entregador de pizzas, procura Elena, uma jovem que conheceu numa noite de folia, mas quando a encontra é surpreendido por dois polícias que o confundem com um traficante. A situação complica-se e Victor é acusado de ter alvejado um dos polícias que fica paraplégico em consequência dos ferimentos. Victor é condenado a seis anos de prisão, durante os quais assiste ao sucesso do polícia que casa com Elena e se transforma em estrela de basquetebol nos jogos Para-Olímpicos de Barcelona.

Com o habitual engenho narrativo do realizador espanhol, o espectador é levado a sentir uma multiplicidade de sentimentos pelos diversos personagens, desde a simpatia à censura, nem sempre se tornando claro quem é "herói".

 

"Tudo sobre a minha mãe"

 

23 de Outubro

21h45

 

Caracterizado pela predominância do mundo feminino, com um pendor fortemente exibicionista e extravagante e povoado por personagens extremos de mulheres e de homens que querem ser mulheres, "Tudo sobre a minha mãe" (1999) é considerado por muitos como o melhor filme de Almodóvar. Manuela (Cecilia Roth) vive em Madrid com o filho Esteban (Azorin), um adolescente com uma paixão pela escrita e o grande desejo pela descoberta da vida oculta da mãe e por conhecer o pai, que deduz, por fotografias rasgadas ao meio, não estar morto como lhe tem sido dito ao longo dos anos. Confrontada com a morte do filho na noite do seu aniversário, Manuela decide regressar a Barcelona, onde procura o travesti Esteban e lhe revela a existência de um filho comum a ambos.

 

"Fala com ela"

 

30 de Outubro

21h45

 

 Em "Fala com ela" (2002), Almodóvar relata a história de Benigno Martin (Javier Cámara), um enfermeiro cujo apartamento fica diante de uma academia de bale frequentada por Alicia Roncero (Leonor Watling), por quem está apaixonado.

Entretanto, Alicia é ferida num acidente de carro, que a deixa em coma e é internada no hospital onde Benigno trabalha. Este passa a cuidar dela, mas a atenção que lhe dispensa é considerada acima do normal. Paralelamente desenvolve-se a história de Marco Zuluaga (Darío Grandinetti) e Lydia Gonzalez (Rosario Flores), uma conhecida toureira atingida por um touro e considerada clinicamente morta. Por coincidência, Lydia é internada no mesmo hospital onde está Alicia e logo Benigno e Marco ficam amigos, pois no início Marco nem conseguia tocar em Lydia, mas recebeu de Benigno um simples conselho: «fale com ela».

 

Fonte: Câmara Municipal de Braga, 29 de Setembro de 2006

P' O gabinete de Comunicação

 

(João Paulo Mesquita)

 

 

 

Para eventual contacto, utilize 253 203 153 - 966 787 083 - comunica@cm-braga.pt

 

Se não está interessado em receber informação através deste meio, queira remeter-nos

mensagem para news@cm-braga.mail.pt, com o termo Remover no campo adstrito ao assunto.

(Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu; Relatório A5-0270/2001 do Parlamento Europeu).

 

 

1 Comments:

Blogger AlmaAzul said...

Bem, ando sempre desatualizada :s pronto pelo menos ainda soube a tempo (hoje) que o Antony vai estar na sexta no teatro circo as 21:30 h :/

7:39 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home