Documentário "Gisberta | Liberdade"
Crime de ódio. Aqui, em Portugal.
Fevereiro de 2006, Gisberta Salce Júnior, transsexual brasileira a viverem extrema exclusão social no Porto, foi torturada e violada com paus noânus durante um período de três dias para depois ser atirada para um poçoe deixada morrer numa obra abandonada.
A exclusão social e degradação de Gisberta expõem claramente amarginalização de transexuais em Portugal. Este caso é uma clarademonstração de um alto nível de agressão e de atitudes transfóbicas nasociedade portuguesa. Mas qualquer qualquer debate público sobre o caso éabafado em Portugal antes mesmo de começar.
E infelizmente achamos que não recomeçará sem pressão internacional.
Por isso, a European Trangender Network em cooperação com organizaçõesportuguesas envia este apelo para uma acção internacional a 8 de Junho emfrente às embaixadas e consulados portugueses com o objectivo de expressarapoio aos esforços dos activistas portugueses e pressionar o governoportuguês a assumir as suas responsabilidades face a este crime de ódio.
Também em Portugal, um pouco por todo o país, preparamos iniciativas parachamar a atenção sobre Gisberta. Como podemos não o fazer? Como podemosesquecer o ódio de que ela foi alvo? Como podemos esquecer o resultadodeste ódio?
E como poderemos lutar para que estes ódios deixem de existir?
Um documentário – "Gisberta Liberdade" – foi realizado pela TGEUnet eactivistas portugueses. Este filme em DVD será projectado nas seguintescidades:
Dia 08 de JunhoPorto:
Sessão Pública de Debate e exibição do documentário “Gisberta Liberdade”, às 21h30 – Academia Contemporânea do Espetáculo, PracetaCoronel Pacheco (Panteras Rosa, @t, ILGA-Portugal, rede ex aequo, não teprives, Clube Safo, PortugalGay.pt)
Lisboa: Apresentação do manifesto dos movimentos europeus sobre oassassinato de Gisberta e a transfobia em Portugal. Frente à escadaria da Assembléia da República, 12h00
Levaremos máscaras com o rosto de Gisberta, para que o poder político nãopossa esquece-la. (@t, Panteras Rosa, rede ex aequo, não te prives, ClubeSafo, Opus Gay)
Coimbra: Sessão Pública de debate e exibição do documentário “Gisberta Liberdade às 21h30 na cave da Galeria Bar Santa Clara. (não te prives)
Faro: IPJ, Rua da PSP (ao pé do Jardim Alameda e da Biblioteca Municipal)às 20h30 (rede ex aequo)
Dia 10 de JunhoBraga: Estaleiro Cultural Velha-a-Branca – Largo Senhora-a-Branca, nº 23 às 16h00 (rede ex aequo)
Porto: Espaço T – Rua do Sol, nº 14 (Escola EB1 da Sé) às 16h00 (rede exaequo)
1 Comments:
Could this documentary be one day made available online (and possibly subtitled)?
Enviar um comentário
<< Home