A 6.ª edição do Bragajazz manter-se-á fiel ao figurino que, desde o ano 2000 conquistou o público bracarense e não só, para uma das mais importantes expressões da música contemporânea. Tal fidelização do público e tal coerência na programação permitem agora que o Festival possa jogar algumas mais-valias nos domínios da oferta e da qualidade jazzística, tendo em vista a sua consolidação artística.
Nesse sentido, e apesar de o Bragajazz continuar a colocar a sua ênfase no jazz europeu, nas revelações norte-americanas e na divulgação de experiências portuguesas, a edição de 2005 terá a participação excepcional de Ray Barretto, nome histórico da música latina, e do contrabaixista William Parker, uma das maiores figuras do jazz afro-americano, que se fará acompanhar por duas lendas
vivas da 'New Thing'.
No entanto, este extraordinário naipe latino-afro-americano terá uma parceria à altura da sua classe, protagonizada não só por uma das melhores orquestras europeias (se não mesmo a melhor!) como pelo grande representante da guitarra jazz europeia, o fabuloso Philipe Catherine, que se apresenta com a BJO como convidado especial, e para os quais se chama desde já a atenção do público.
Dado que já se tornou um hábito apresentar neste certame grupos que revelem os frutos da conjugação musical europeia e norte-americana, e para se aproveitar o impulso desta dinâmica criativa, consta do programa o concerto de um dos instrumentistas mais interessantes da Alemanha, Gebhard Ullmann, através do quarteto 'Conference Call', constituído por músicos norteamericanos e pelo saxofonista/clarinetista já referido.
Quanto à presença portuguesa, destaque para a grande revelação Jacinta, graças ao seu enorme êxito enquanto cantora “Blue Note”, que, a avaliar pela crítica da especialidade, irá conquistar com o seu talento e arte o público do Bragajazz, logo
no dia de abertura.
Como actividades paralelas, é de salientar a Feira do Disco Jazz, a apresentação do livro 'Poezz' e um workshop dirigido por Hugo Alves. Porém, o destaque vai para o concerto pelo Hugo Alves Taksi Trio, ocasião para divulgar o seu último Cd gravado recentemente, e que integrará o contrabaixista Zé Eduardo, a quem o Jazz Ibérico tanto deve.
Na verdade, o público desta 6.ª edição do Bragajazz pode contar com uma mostra do melhor jazz europeu e americano da actualidade, bem como apreciar com prazer o crescimento e a vitalidade do jazz nacional.
Programa
Título : Bragajazz: Quinteto Jacinta
Local : Auditório do Parque de Exposições de Braga
Data : 10-3-2005
Título : Bragajazz: Feira do Disco Jazz
Local : Átrio do Auditório do Parque de Exposições de Braga
Data : 10-3-2005 a 12-3-2005
Título : Apresentação do livro 'Poezz'
Local : Livraria Centésima Página
Data : 11-3-2005
Título : Workshop com Hugo Alves
Local : Conservatório de Música Calouste Gulbenkian
Data : 11-3-2005 a 12-3-2005
Título : Bragajazz: William Parker Violin Trio
Local : Auditório do Parque de Exposições de Braga
Data : 11-3-2005
Título : Bragajazz: Brussels Jazz Orchestra
Local : Parque de Exposições de Braga
Data : 11-3-2005
Título : Bragajazz: Conference Call
Local : Auditório do Parque de Exposições de Braga
Data : 12-3-2005
Título : Bragajazz: Ray Barretto Sextet
Local : Auditório do Parque de Exposições de Braga
Data : 12-3-2005
Título : Concerto Hugo Alves Taksi Trio
Local : Conservatório de Música Calouste Gulbenkian
Data : 12-3-2005
Clique aqui para concorrer ao sorteio de 45 bilhetes (15 por dia)