Frigideiras, para ler e chorar por mais

Comentários e pensamentos da exclusiva responsabilidade dos intervenientes

A minha foto
Nome:
Localização: Portugal


frigideiras@gmail.com

Casamento Civil para todas as famílias


quinta-feira, abril 06, 2006

"Os filmes Brokeback Mountain, O Fiel Jardineiro e Instinto Fatal 2 vão ter exibição garantida no operador público."

ARTP1 aproveitou o MIPTV, a feira de conteúdos para televisão que decorreu esta semana em Cannes, para reservar e garantir formatos que irão aumentar "a linha de diversidade" da sua programação, como revelou ao DN, Nuno Santos, director de programas da estação.Assim, de um conjunto de formatos para o prime time, o responsável da RTP destaca Camara Café, um programa de humor, que "tem apresentado excelentes resultados no mercado espanhol, francês e italiano", e cuja reserva já ficou feita.

"Uma das preocupações que trazia com a linha de programação tinha a ver com o 11 de Setembro e o Mundial de Futebol", assumiu Nuno Santos. Nesse sentindo, chegou a "um acordo de princípios para a aquisição" de um conjunto de documentários que assinalam os cinco anos sobre os atentados de Nova Iorque e ainda três séries dedicadas ao futebol: More Than a Game, de origem inglesa, The Art of Football, alemão e do canal Arte, um trabalho documental sobre Maradona.

Nuno Santos reservou ainda documentários sobre Chernobyl, o Julgamento de Nuremberga, os descobrimentos portugueses (um trabalho alemão) e sobre Angola. Segundo o programador da televisão pública foi também "pré-comprada" uma série documental Prehistoric Park, à FremantleMedia.Seguindo a sua aposta nas minisséries, a RTP garantiu a Dama das Camélias, uma produção italiana, Dresden, de origem alemã, e um "êxito francês", Dolmen, uma história de mistério contada em cinco episódios. Os filmes Brokeback Mountain, O Fiel Jardineiro e Instinto Fatal 2 vão ter exibição garantida no operador público.

"Este ano assisti a uma maior oferta de light entertainement em detrimento dos reality shows", analisou Nuno Santos fazendo notar que está perante "um mercado bastante dinâmico e muito concorrido", onde "os asiáticos estão presentes em força". Mas não encontrou "nenhum produto revolucionário".

Óscares na TVI até 2010A TVI garantiu os direitos de transmissão dos Óscares até 2010. Para Margarida Vitória Pereira, responsável pelos formatos internacionais da estação, o MIPTV não trouxe grandes novidades. "Foi mais do mesmo", disse ao DN. Ainda assim, a TVI adquiriu à Hallmark algumas minisséries de catástrofes e reservou também a série Surface, uma espécie de Lost [Perdidos], que "está a ser um sucesso nos EUA".

" As nossas expectativas estão em Los Angeles, onde vamos estar daqui a um mês e meio, e nessa altura visionaremos todas as séries-piloto que vão estrear no mercado americano em Setembro", admitiu.

SIC traz Jamie Oliver

Perante todas as possibilidades de oferta do MIPTV, o que mais surpreendeu Teresa Guilherme, directora de produção nacional da SIC, foi "a quantidade de ficção em torno de mulheres". Sem adiantar as opções que fez em Cannes, sublinhou que "o mercado está cada vez mais competitivo e a língua espanhola está a atacar em força. No entanto, os EUA continuam a ter as melhores séries". Mas de acordo com o site da Fremantle Media, a SIC reservou no MIPTV Jamie's School Dinners, com o famoso chef britânico Jamie Oliver. Também a SIC Mulher comprou uma nova temporada de Martha Stewart's.

Já a SIC Radical renovou séries como South Park e Buffy, mas o grande destaque de Vítor Figueiredo, director da estação, vai para o regresso de Daily Show de John Stewart. Reservando mais novidades para a semana, antecipou ao DN a compra de três séries de anime (animação japonesa), Gravion, Gad Guard e Desert Punk - com as duas primeiras a estrear já em Maio. Mas não é tudo. "Vai haver muito anime novo na Radical", adiantou.

fonte: DN