A Profissão
Ser ferroviário é, em Portugal, uma opção (ou necessidade) de vida que se tornou possível à cerca de 150 anos. Com a descoberta da máquina a vapor e sua posterior adaptação aos caminhos-de-ferro toda uma série de novas profissões nasceram.
· Maquinista – responsável pela condução das unidades motoras. A ele cabe a tarefa de, respeitando os regulamentos e zelando pela segurança dos bens transportados (pessoas ou carga), fazer chegar um comboio ao seu destino.
· Condutor – responsável pelo comboio (também chamado de chefe do comboio). Há alguns anos, quando ainda não existiam automotoras e os comboios eram todos formados por máquina e carruagens, existia um vagão à cauda (denominado furgão) onde seguia o condutor. Todas as questões técnicas e regulamentares passavam por ele e ele é que se encarregava de as fazer chegar aos restantes membros da tripulação. Hoje em dia é geralmente o maquinista ou o revisor (no caso das automotoras) quem assume a função de chefe do comboio. NOTA: Esta palavra pode gerar algumas confusões principalmente em relação às funções do condutor e do maquinista. Enquanto o maquinista conduz a unidade motora, o condutor conduz o comboio. Aqui entra um pouco a história do português. É que conduzir tanto pode significar guiar como ser responsável por.
· Chefe de estação – responsável pela estação e, em muitos casos, por parte da gestão do tráfego. A ele cabe dar as partidas aos comboios, entregar os modelos* aos maquinistas, etc…
· Revisor – encarrega-se de fiscalizar o interior dos comboios verificando a correcta aquisição de títulos de transporte por parte dos passageiros que seguem a bordo. Deve passar multas a quem não se encontra a viajar regulamentarmente ou regularizar a situação de certos passageiros quando tal é possível.
· Manobrador – funcionário que se encarrega de separar e juntar Vagões / Carruagens, orientar as manobras, dar entrada aos comboios nas estações que não tenham sinais de entrada quando necessário, etc…
Estas são apenas algumas das funções mais visíveis relacionadas com os caminhos-de-ferro. Existem igualmente outras profissões indispensáveis como é o caso de todos aqueles que zelam pelo bom fluir do tráfego nas salas de controlo. Verificando através dos monitores o evoluir dos diversos (por vezes dezenas) de comboios nos troços que se encontram sob sua supervisão. Não esquecendo também aqueles que passam os dias nas bilheteiras ou até mesmo todas os cargos de chefia desde presidentes, engenheiros, etc… Finalmente também uma palavra para relembrar o pessoal das zonas oficinais que, por vezes, têm de fazer verdadeira magia para manter o material a operar em plenas condições de fiabilidade, conforto e segurança.
T160
· Maquinista – responsável pela condução das unidades motoras. A ele cabe a tarefa de, respeitando os regulamentos e zelando pela segurança dos bens transportados (pessoas ou carga), fazer chegar um comboio ao seu destino.
· Condutor – responsável pelo comboio (também chamado de chefe do comboio). Há alguns anos, quando ainda não existiam automotoras e os comboios eram todos formados por máquina e carruagens, existia um vagão à cauda (denominado furgão) onde seguia o condutor. Todas as questões técnicas e regulamentares passavam por ele e ele é que se encarregava de as fazer chegar aos restantes membros da tripulação. Hoje em dia é geralmente o maquinista ou o revisor (no caso das automotoras) quem assume a função de chefe do comboio. NOTA: Esta palavra pode gerar algumas confusões principalmente em relação às funções do condutor e do maquinista. Enquanto o maquinista conduz a unidade motora, o condutor conduz o comboio. Aqui entra um pouco a história do português. É que conduzir tanto pode significar guiar como ser responsável por.
· Chefe de estação – responsável pela estação e, em muitos casos, por parte da gestão do tráfego. A ele cabe dar as partidas aos comboios, entregar os modelos* aos maquinistas, etc…
· Revisor – encarrega-se de fiscalizar o interior dos comboios verificando a correcta aquisição de títulos de transporte por parte dos passageiros que seguem a bordo. Deve passar multas a quem não se encontra a viajar regulamentarmente ou regularizar a situação de certos passageiros quando tal é possível.
· Manobrador – funcionário que se encarrega de separar e juntar Vagões / Carruagens, orientar as manobras, dar entrada aos comboios nas estações que não tenham sinais de entrada quando necessário, etc…
Estas são apenas algumas das funções mais visíveis relacionadas com os caminhos-de-ferro. Existem igualmente outras profissões indispensáveis como é o caso de todos aqueles que zelam pelo bom fluir do tráfego nas salas de controlo. Verificando através dos monitores o evoluir dos diversos (por vezes dezenas) de comboios nos troços que se encontram sob sua supervisão. Não esquecendo também aqueles que passam os dias nas bilheteiras ou até mesmo todas os cargos de chefia desde presidentes, engenheiros, etc… Finalmente também uma palavra para relembrar o pessoal das zonas oficinais que, por vezes, têm de fazer verdadeira magia para manter o material a operar em plenas condições de fiabilidade, conforto e segurança.
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