Frigideiras, para ler e chorar por mais

Comentários e pensamentos da exclusiva responsabilidade dos intervenientes

A minha foto
Nome:
Localização: Portugal


frigideiras@gmail.com

Casamento Civil para todas as famílias


terça-feira, dezembro 14, 2004

Homofobia

Os gays e as lésbicas existem! A homofobia e o preconceito existem!
Estas duas frases fazem todo o sentido e reflectem a realidade em que vivemos. A primeira como descrição daquilo que somos e a segunda daquilo que somos vítimas, o preconceito.
Podemos dizer que todos já sofremos as consequências de uma e de outra; as consequências de ser gay e de existir homofobia. Pensando melhor sobre o assunto não será verdade que apenas sofremos por ser gays porque também somos vítima do preconceito?
Explicando melhor, quantas vezes acordamos e nos perguntamos: “Porque é que me sinto diferente?”.
Por muito tempo procurei a resposta e esta ficou sempre em “stand-by”.
A resposta não chegou… já nem espero que chegue. A verdade é que o problema não começa na resposta mas na pergunta.
Porque é que nos sentimos assim e temos de fazer a nós próprios essa pergunta?
Essa pergunta urge em deixar de existir! O preconceito social é que nos faz sentir diferentes da tão vulgar e denominada heterossexualid ade.
É o medo de sermos discriminados que nos leva a por vezes não querer ser assim, que faz com que aqueles que julgamos amigos não o sejam de verdade porque desconhecem quem somos, que aqueles que nos amam nos obriguem a mergulhar num mundo de mentiras para não quebrar a fachada que protege a ambos. Porque fazemos isto?
Falando por mim: faço-o com medo das reacções, com medo das emoções, com medo de não ser aceite.
Tudo isto porque a nossa sociedade é corrompida diariamente por aqueles que usam da culpabilização e até negação da homossexualidad e. Estes factores discriminatórios, retrógrados e diminutivos da nossa condição tornam semelhantes dimensões que parecem chegar ao nível intrínseco da genética… mas não é!
Lembro de ouvir à algumas semanas na tv qualquer coisa que soou brilhante nos meus ouvidos.
A homofobia, segundo o locutor, existia por uma única razão: uma falta de confiança na sua orientação sexual. Chega a ser redutor e extremista já que muitos factores contribuem para esse tráfego de tabus. No entanto, na altura sem reflectir o que ele disse fez algum sentido.
Quanto a mim acho que para algum dia se possam melhorar as mentalidades, não digo mudar porque parece demasiado utópico, teremos de nos aceitar enquanto seres humanos tão ou mais dignos que os outros.
A nossa sociedade ainda recrimina, descrimina e aponta o dedo mas melhora progressivament e.
Em jeito de conclusão, cabe-nos a nós começar a mudar e fazer os outros aceitar aquilo que somos para que um dia mais tarde grupos como a ex-aequo deixem de fazer sentido e possamos ser nós próprios em qualquer lugar e à frente de todos.

kiwido

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Só para dizer: GOstei muito do texto, é na bidimensão (complexidade e simplicidade) das palavras que conhecemos os que nos rodeiam.

noitidartnoK
Engenheiro de Palavras

11:51 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home